Tarô e as Deusas


Arcano III – A Imperatriz

Significado da lâmina: A Imperatriz personifica a mãe, a gestação. A Imperatriz nos traz fertilidade, o amor, as mudanças advindas em razão de um nascimento, que pode ser o nascimento de uma criança, de uma idéia, de um projeto, etc. É o Arcano III porque três é o número da multiplicação, do crescimento e da fertilidade. Numa jogada, ela traz a proteção, o casamento, o amor, o nascimento, a fertilidade. Tal qual uma mulher grávida, ela nos traz a descoberta do corpo como um templo sagrado e valioso, e nos alerta para ter cuidado com as coisas do corpo, as coisas do mundo, as coisas materiais. Pode significar também que o consulente está descobrindo sua porção mulher, conscientizando-se de sua beleza – interior ou exterior – e preparando-se para projetar todo esse sentimento do mundo através de seus atos. Marca um período em que os sentimentos são infinitamente mais evidentes que os pensamentos. Profissionalmente favorece ramos da alimentação, decoração, moda e artes. Num outro aspecto, pode representar uma rival para as mulheres, uma amante para os homens.

Aspectos Positivos: Criação, produção, riqueza, bem estar, amor, sentimentos, vida, abundância, prosperidade, fertilidade, honrarias, liderança, mulher influente/ sábia/ importante, sensualidade, sexualidade equilibrada, aspecto feminino dentro de cada mulher, sua Deusa interior.

Aspectos Negativos: Esterilidade, avidez, dependência afetiva, super proteção, perda de bens materiais, ciúmes, traição, amantes, sedução tola, vulgaridade, descuidados com o próprio corpo e saúde.

Autoria: Lua Serena.

O que eu penso sobre o Arcano: A Imperatriz é a união dos opostos, das fusões. A união de dois amores que foi fertilizada! A Imperatriz é a Mãe, é Gaia, a Grande Mãe da Terra, aquela que acolhe a todos em seu peito enorme, que dá alimento de seu seio a todos aqueles que sentem fome. Uma mulher de grande saber e sabedoria, sobre os mistérios da vida e da morte, pois ela tem a consciência de que para vivermos precisamos morrer, e vice-versa. Uma mulher influente, importante: esposa, mãe, sogra, chefe, rival. De uma beleza inebriante, sabe como seduzir com amor. Porém, ela é extremamente carente, e isso pode acarretar muitas conseqüências!

A Deusa desse Arcano é...

Astarte. Deusa magnífica, pela qual tenho imenso carinho, porém uma das Deusas que menos achamos informações – pelo menos, por essa sua face.
Astarte é filha de Baal – não menciona mãe – e irmã de Camos. Esposa de Tamuz, porém há controvérsias se houve ou não filhos. É também chamada de Asterate, Asterath, Astarote, Astorate, Asterote, Astorete, Astartéia, Asera e Baalat.
Astarte é uma Deusa fenícia muito antiga, cultuada em vários lugares e povos do oriente. Foi cultuada até mesmo pelos hebreus e é citada na Bíblia hebraica.
Astarte foi identificada com várias Deusas no passar dos anos. Em seu culto no Egito, Ela foi equiparada a Ísis, não somente por surgir na 18ª dinastia, mas também por carregar uma criança no colo e dar de mama. Já na Grécia, foi equiparada à Afrodite, por seu aspecto sexual e sua beleza exuberante. Possui também vários aspectos, assim como Afrodite, que inclusive, a liga também com a Deusa Cretense Ariadne. Por vezes, também é equiparada a Eostre, como Rainha da Primavera. Astarte também é equiparada a Innana e Ishtar.
Sua história é muito longa e complexa, justamente por possuir muitos aspectos, nomes e formas de culto. Seu culto foi disseminado por muitos lugares, fazendo assim com que essa Deusa não tenha uma face definida, que seja somente sua.
Sabemos apenas – ao certo – que, Astarte é uma Deusa da lua, Deusa da sensualidade e sexualidade, fertilidade e por vezes, é tida como Deusa da Guerra. Sabemos que Ela é muito mais completa que isso, porém esses são os únicos atributos que achamos.
É uma Deusa tão demasiadamente antiga que até mesmo informações sobre Ela temos dificuldades de achar, em geral, Deusas e Deuses de civilizações bem antigas, como por exemplo, sumeriana, cretense e etc.
Astarte é representada por alguns animais em sua companhia, como por exemplo, a pomba, o cavalo, o leão e a esfinge. É tida também, na maioria dos casos, como a Deusa Primordial, senhora da vida e da morte.

Fazendo as ligações...

A autora – Maria Caratti – ousou em designar essa Deusa para tal arcano, pois quebra todo tipo de paradigma.
É muito dificil encontrarmos relatos dessa Deusa sendo representada como uma Mãe, ou até mesmo, como uma Grande Mãe. Sabemos que Ela é a Senhora da vida e da morte, mas esse fato também raramente é mencionado.
Consigo enxergar a ligação de Astarte com o Arcano III – A Imperatriz, mas consigo enxergar ainda mais claramente o objetivo da autora ao colocar essa Deusa em tal carta – e concordo em gênero, número e grau com ela!
O Arcano III – A Imperatriz, é sempre tida como a mãe e somente isso, mesmo que ela não represente somente isso, assim como o Arcano II – A Sacerdotisa também não representa apenas conhecimento. Temos o péssimo hábito de restringir os arcanos.
Colocando Astarte para representar A Imperatriz, a autora quebrou a imagem somente de Mãe da lâmina, ressaltando no lugar, sua porção mulher, mais feminina e sexual, ressaltando seu aspecto fertilizador e material, pois Astarte é uma Rainha fenícia, que gosta de muito ouro e bens materiais, mulher que preza muito sua beleza. Sensual sem ser vulgar, mãe sem necessariamente ter parido.
Já ligando-a com o lado negativo da lâmina, temos o lado negro e guerreiro de Astarte. A senhora da morte! Raramente eram encontradas estatuetas em seus templos, por vários motivos... por seu culto ser demasiadamente antigo, por pessoas terem destruído, mas também pelo fato de alegarem que a própria Deusa gostava somente de uma pedra levantada no centro do templo, porém, as poucas estatuetas encontradas, Astarte geralmente estava emcima de crânios.
Astarte também é a Senhora de muitas faces, assim como toda Grande Mãe. Filha e consorte, donzela, anciã e a negra.
Conseguimos ver claramente também sua conexão com o masculino, ligando-a também ao Arcano III, que é justamente a união dos opostos para um terceiro. Astarte sempre foi representada com um par de chifres na cabeça, até mesmo para representar sua soberania diante dos povos – atributo geralmente de Deuses guerreiros. Uma de suas principais representações é a meia lua.

Para mim, dessa vez, foi extremamente fácil e prazeroso fazer essas ligações. Ficou muito claro para mim o objetivo da autora e, como já disse, concordo plenamente.
Acredito também que devemos apurar mais os olhos e abrir a mente para conseguir perceber que os arcanos do tarô não são somente aquilo que vemos em descrição de livrinhos. Cada lâmina possui um mundo inteiro de conhecimentos e mistérios que podem ser explorados, se assim desejarmos...
Como sempre ressalto, a autora com certeza deve ter encontrada até mais relações da Deusa Astarte com o arcano III do que as que eu expus aqui. Afinal, o trabalho é dela, e eu apenas baseio o meu emcima disso, tirando minhas próprias conclusões e expondo-as aqui!

A lição do Arcano III – A Imperatriz e de Astarte para nós é, todas as mulheres tem o dom da gestação, a fertilidade. Mas não se esqueça: antes de ser mãe, você é mulher!

Texto:
Aline Pandora.

“Sou Astarte, rainha do oriente. Sou uma mulher fiel e passional, e uma mãe atenta e carinhosa. Sou inteligência, atração e fertilidade feminina.”
Tarô das deusas Universais – Maria Caratti

Fonte consultada para pesquisa: pt.wikipedia.org (em inglês)



 Arcano II – A Sacerdotisa

Significado da lâmina: A Sacerdotisa simboliza tudo o que é misterioso em nossas vidas, tudo que está oculto, um segredo. Algo que nos causa medo porque nos é desconhecido, está em nosso inconsciente. Pode significar uma mulher poderosa, que conhece os segredos da vida ou das pessoas, mas que guarda para si. Representa também a possibilidade de revelação de verdade, mas com muita dificuldade, não é fácil fazer a sacerdotisa falar. Embora você saiba que ela sabe, não há como provar ou fazê-la testemunhar. Pode significar também um momento de retirada do mundo, pode ser um conselho para se fechar mais em si, um momento de introspecção. Isso porque é um arcano que nos fala sobre a intuição. Somente na reclusão, no silêncio, é que encontraremos respostas às nossas questões.

Aspectos Positivos: conhecimento, sabedoria, revelação, precisão, intuição, clarividência, memória, reflexão, virtude, confiança, saber guardar segredos, fé, intuição, a busca da mulher e ser Divino Interior, enfoque para questões espirituais, saber a hora de falar e a hora de calar, estudos, dedicação, amor.

Aspectos Negativos: simulação, egoísmo, dificuldade de comunicação, revelação de segredos, ignorância, falta de centramento, falsidade, hipocrisia, mentira, frieza, falta de fé, vaidade ao extremo.

Autoria: Lua Serena.

O que eu penso sobre o Arcano: A mulher sempre foi, desde primórdios dos tempos, a portadora dos mistérios, a guardiã do templo da vida. A mulher sempre esteve ligada a intuição, fé e feminino. Se formos parar para analisar, existe uma Sacerdotisa dentro de cada mulher! Ela vem nos passar a mensagem de conhecer-te a ti mesmo, e a vida, o mundo em que você vive e os mistérios que os cercam. Ela vem nos passar a mensagem de ame-te! A misteriosa, a guardiã do templo e dos segredos, portadora de tanta sabedoria... Não a provoques, pois ela pode usar você e o que você disse contra você mesmo.

A Deusa desse Arcano é...

Ísis, Deusa egípcia da magia, da cura, da adivinhação, transformação, protetora da natureza, etc, etc, etc... é isso mesmo, essa Deusa é super complexa e maravilhosa, e possui diversos atributos. É a Grande Mãe Celestial do Egito.
Filha de Geb, Deus da Terra, e Nut, Deusa do firmamento, Ísis tem como irmão e consorte, Osíris, no qual veio a ter um filho, Hórus, posteriormente. Era patrona dos escravos,pescadores,artesãos, oprimidos, assim como a que escutava as preces dos opulentos, das donzelas, aristocratas e governantes. Ísis é a Deusa da maternidade e das crianças.
A origem de seu culto é desconhecida, justamente por ser uma Deusa muito antiga. Mas, registros literários datam que Ela começou a ser cultuada no Egito a partir da V Dinastia, quando o culto a Osíris ficou proeminente. Com o tempo, Ísis foi tomando lugar e forma, e hoje seu culto se expande por toda Grécia, Roma, Gália, Espanha, Panónia, Alemanha, Arábia Saudita, Ásia Menor, Portugal, Irlanda e muitos santuários mesmo na Grã-Bretanha. Na Península Itálica e na Pompéia, Ísis é a Deusa Primordial.
Ísis é muito associada à Deusa Hathor e também à Virgem Maria. Foi da imagem inicial de Ísis e Hórus que surgiram as primeiras idéias de Mãe e Filho sagrados.

O mito de Ísis se iguala ao da Deusa do Arcano passado – Deméter -, pelo fato de associá-la sempre a outra Divindade. No caso de Deméter, Ela sempre está ligada a sua filha, Perséfone. Já no caso de Ísis, Ela sempre está ligada ao seu irmão-marido, Osíris. Raramente, encontramos informações dessas Deusas sem associá-las a essas outras duas Divindades.
No mito, Ísis e Osíris são irmãos, que se apaixonam e se casam. Osíris é um Deus muito influente, sendo um Deus do Sol, da fertilidade e da vida. Seth, também irmão de Ísis e Osíris, também era influente, porém governava outras coisas, como por exemplo, a morte, o submundo e o inverno. Com Osíris vinha tudo que era bom, e com Seth tudo que era ruim. Com inveja de seu irmão, Seth organizou uma festa, na qual preparou um banquete para Osíris apresentando uma bela caixa e declarando que, quem coubesse perfeitamente nela, poderia ficar com ela como um presente. Contudo, Seth havia medido Osíris enquanto este dormia, certificando-se assim que este era o único a caber perfeitamente na caixa. Após todas as pessoas terem tentado encaixar-se nela, chegou a vez de Osíris, que a preencheu perfeitamente. Seth então fechou a tampa da caixa, transformando-a num caixão para Osíris. Em seguida, Seth afundou a caixa fechada com Osíris nas águas do rio Nilo, que a levaram para muito longe.
Assim que soube do ocorrido, Ísis, inconsolável, foi procurar a caixa. Foi encontrá-la na longínqua Biblos, cidade na costa da Fenícia, e trouxe-a de volta ao Egito, ocultando-a em um pântano. Entretanto, naquela noite Seth foi à caça, vindo a encontrar a caixa oculta. Enfurecido, Seth retalhou o corpo de Osíris em catorze pedaços – há divergências! -, e os espalhou por todo o Egito, para se certificar de que Ísis jamais poderia encontrá-los. Ísis e Néftis, sua irmã, dedicaram-se então à busca dos pedaços, tendo conseguido encontrar apenas treze. Um peixe havia engolido o último, o pênis, que Ísis refez utilizando magia. Desse modo, com todas as partes reunidas do corpo morto de Osíris, ela pode conceber Hórus.
A concepção de Hórus é uma questão complicada, pois há várias versões, e nem todas fazem sentido.

Fazendo as ligações...

Antes de começar a fazer as ligações, gostaria de falar que, está sendo maravilhoso para mim, como pagã, estudiosa e amante do Tarô, realizar essas pesquisas para fazer este quadro. Tentar entender o que a autora desse magnífico Tarô, Maria Caratti, conseguiu enxergar para colocar tais Deusas em tais lâminas, está sendo um enigma deliciosamente excitante para mim. É complicado, exige tempo e um grande esforço da mente, mas é muito recompensador...
Por isso, mais uma vez digo, também com relação a essa carta – A Sacerdotisa – e a Deusa ligada a ela – Ísis – que, estou tendo dificuldades também em expressá-la, pois tanto a Deusa quanto a lâmina são extremamente complexas, grandiosas e divinas. Acredito que esse foi o grande lance de designar essa Deusa para essa lâmina... a extremidade e a riqueza de mistérios, que por vezes, não entendemos com o nosso eu racional, e por isso, não conseguimos expressar com palavras.
Ísis é a senhora dos mistérios, da magia... igualmente a lâmina d’A Sacerdotisa.
A lâmina d’A Sacerdotisa representa sim, a Mãe – por mais que muitos pensem que não! Porém, assim como a Deusa Ísis, essa lâmina representa uma MÃE Espiritual, mas não que seja somente isso. Ísis é mãe de Hórus, uma super mãe, diga-se de passagem, porém devemos sempre ressaltar que, Ísis, em seu extremo desespero pela morte de seu consorte, Osíris, teve que arrumar um motivo para que Ele fosse ressuscitado – sim, há essa versão! Com isso, como Senhora da Magia, ressuscitou Osíris com o intuito de ter um filho com Ele. Filho tal que, mais tarde, vingaria a morte de seu pai. Vejo claramente a “jogada de mestre” de Ísis nesse ponto, pois nesse quesito, Ela se liga muito com a lâmina. Ísis criou Hórus com muito amor – álias, Ela foi, como eu disse, uma super mãe, que originou o estereotipo de muitas figuras “mães” na história, mas esse fato não ausenta a Sua idéia inicial, que foi: Ísis criou Hórus somente para vingar, mais tarde, Osíris.
“Nossa, que absurdo o que você está dizendo, Pandora. Poderosa como é, Ísis poderia ter feito isso Ela mesma!” – Sim, concordo plenamente, mas esse ponto é mais um fato que a liga ao Arcano II... Mistérios! Ísis mostra tudo de sua história, porém Ela sempre deixa “um de seus lados” escondido.
Ísis é a Senhora de Todas as Formas, assim como A Sacerdotisa. Com sua grande influência, poder e conhecimento, Ela torna-se o que quiser, pois possui meios para tal.
A Sacerdotisa, acredito eu, que seja uma das lâminas do tarô que mais retrata a dualidade, até mesmo em sua própria figura. Ela retrata sempre que há dois lados. Esse lado sombrio de Ísis foi esquecido por muitos, até mesmo pela noção de mãe que criaram Dela, porém Ísis tem seu lado negro super latente.
Decifrar o mito de Ísis é como tentar ler o livro que A Sacerdotisa carrega em seu colo. Como eu disse no começo, acho que a autora colocou essa Deusa para retratar essa lâmina justamente por isso! Pela dificuldade que temos de compreender essa Deusa, assim como a lâmina também.
Uma coisa bem evidente que consigo enxergar no mito de Ísis que a liga com o Arcano II, é o fato d’Ela ter conseguido manter no oculto, por um longo período de tempo, sua busca pelo corpo de Osíris. A Sacerdotisa representa justamente isso, o silêncio... saber guardar a sete chaves que o lhe é precioso. A Sacerdotisa carrega também o atributo de estrategista – muitos discordam, mas eu consigo ver isso na lâmina claramente, pois quem tem condições para tal, o faz, até mesmo pelo grande conhecimento que carrega. Quando Seth ficou sabendo que Ísis havia achado o corpo de Osíris, ele o retalhou e jogou no rio, mas Ísis já possuía “uma carta na manga” que era, Hórus.
É muito ingênuo de nossa parte realmente acreditar que Ísis, em sua infinita grandeza e sabedoria, não soubesse que Seth acharia o corpo de Osíris e faria o que fez. Ela já sabia, porém somente arranjou um jeito de ressuscitá-lo de qualquer jeito, a qualquer preço. É como se Ela tivesse pensando: “Ele – Seth – quer ver quem pode mais. Então, deixe que faça... Que ele pague o preço depois!”. Aí conseguimos enxergar claramente o seu lado sombrio...
Se conseguirmos viajar e realmente adentrar dentro do mito, conseguimos ver a mensagem que ele quer nos passar e conhecer muito mais dos Deuses. Eles NUNCA são somente aquilo que o mito relata e, nos mostra também atributos e aspectos dos Deuses que não conseguimos enxergar se não lermos por entrelinhas.
Ísis possui muitos símbolos que mostram a sua soberania e poder, como por exemplo, a sua coroa solar juntamente com o diadema, e o cajado. O Arcano II do Tarô também tem uma posição hierárquica – podemos dizer assim! – bem alta. Em decks antigos, como o de Marselha, Ela era tida como A Papisa, que seria uma líder religiosa. Com isso, podemos ver a influência de Ísis.
Em torno do mito de Ísis, encontramos por vezes, a alegoria a vários supostos amores que Ela veio a possuir. Embora eu não consiga enxergar com muita clareza esse aspecto na lâmina do Arcano II – pois o associo mais com a Imperatriz! -, consigo relacionar esse ponto de Ísis com a lâmina. A Sacerdotisa no negativo pode ser aquela que não entende ou até mesmo, não valoriza, os verdadeiros mistérios do amor, sentimento pelo qual é regido por Ísis também.
Se eu continuar citando coisas aqui, ficarei muito tempo escrevendo, justamente pela grandiosidade das duas figuras femininas que ambas representam.
Tanto Ísis quanto a lâmina do Arcano II são figuras muito sagradas e prezadas por mim, porém eu ainda não consigo compreender por completo ambas. Justamente por carregarem grandes e infindáveis mistérios...
Não consigo propor nenhuma Deusa mais perfeita para essa lâmina!

A mensagem d’A Sacerdotisa para nós é: “Cale- se, se não souberes os mistérios que carrego!”, e a de Ísis é: “Cale-se antes que recebas o resultado de conhecer os meus mistérios!”.  
Chegamos ao grande ponto de ligação!

Texto: Aline Pandora


Estás diante da presença de Ísis, rainha de todas as Deusas. Inclina-te diante de mim. Sou guardiã do saber oculto e da magia. Sou mistério, intuição e saber feminino.”
Tarô das Deusas Universais - Maria Caratti

Fonte consultada para pesquisa: pt.wikipedia.org







Arcano I – O Mago

Significado da lâmina: O Mago representa a consciência de que se pode realizar algo, é a consciência do poder que cada um de nós temos e a excitação por saber dessa possibilidade. Representa os primeiros passos dados na execução de algum plano, no início de uma situação que nos foi muito desejada. A pessoa tem consciência de ter à sua disposição muitas habilidades, que pode e deve utilizar em seu benefício e no dos outros. É o aprendiz, o estudante, o candidato, o iniciante, o neófito com muito potencial que pode tornar-se um dia O Hierofante, o mestre, o sacerdote, o superior hierárquico, o chefe, o conselheiro. Podemos pensar no bruxo recém dedicado que é esforçado, que é estudioso, que conhece bem aquilo que seus sacerdotes lhe ensinaram, mas que ainda não possui vivência prática de seu ofício. É com certeza uma pessoa em potencial que poderá se tornar um grande líder, um grande mestre, mas ainda está no início de seu caminho.

Aspectos Positivos: Iniciativa, livre arbítrio, inteligência, potencial, aprendizagem, principio executório, talento, habilidade manuais, espontaneidade, flexibilidade, originalidade, auto-conhecimento, equilíbrio consigo mesmo e com o mundo, o principio ativo (masculino).

Aspectos Negativos: Prepotência, achar que já se é um mestre, sabe-tudo, mentira, embuste, astúcia para o mal, dissimulação, irresponsabilidade, imaturidade, arrogância, inconseqüência, não conseguir ver o real, não saber usar o poder, falta do saber.

Autoria: Lua Serena.

O que eu penso sobre o Arcano: O Mago é o principio ativo masculino, o qual tudo transforma e forma. Ele tem o poder do mundo nas mãos e sabe como manipulá-los (os quatro elementos). Porém, por vezes pode ficar louco por pensar que sabe muito (pretensão), ser arrogante e achar que tem conhecimento que ainda não possui. O Mago quer ser reconhecido, poderoso, valorizado, se tornar um grande mestre espiritual, um Hierofante. Ele sabe que precisa de muito conhecimento ainda, porém tem consciência do que sabe. Ele tem consciência de alguns mistérios do mundo e da vida, assim como o lema do “Assim emcima como embaixo”. Seu principal simbolo é o do Infinito, que significa o potencial e poder esotérico.
A Deusa desse Arcano é...
Deméter, a Deusa grega, filha de Cronos e Réia, Deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de Deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.
Em Roma, onde se chama Ceres, seu festival é chamado Cereália e é celebrado na primavera.
Deméter pode ser representada:

  • Sentada, com tochas ou uma serpente. Seus atributos são a espiga e o narciso. Seu pássaro é a grou.

  • Tendo em uma das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoulas e trazendo na cabeça uma coroa com esses mesmos elementos.

Deméter é mãe de Core, que sendo raptada por Hades, Deus do Submundo, transforma-se em Perséfone, a rainha do Submundo. O mito retrata a busca de Deméter por sua filha e, enquanto não a encontra, Deméter torna infértil a terra que Ela mesma abençoa, trazendo assim, o inverno. Com isso, os gregos A tem também como uma Deusa de vida-morte-renascimento e propiciadora do verão e do inverno.
Deméter é retratada também como uma Deusa Mãe, uma Deusa Primordial para os gregos, pois Ela traz a vida e a morte, a nutrição à Terra. É tida também como senhora da magia.

Fazendo as ligações

Infelizmente, nesse Arcano é muito dificil acharmos ligações, pois acredito que a autora – Maria Caratti – tenha posto essa Deusa nesse Arcano por motivos e experiências bem pessoais, motivo pelo qual não torna o didático acessível. Na minha opinião, a Deusa expressa nesse Arcano não é muito apropriada, por vários quesitos. Primeiro, por ser uma Deusa demasiadamente abrangente e acharmos pouquíssimas informações somente Dela... sempre achamos do mito Dela com sua Filha, Perséfone, mas nada que fale exclusivamente de Deméter. Segundo... Deméter é uma Deusa super poderosa e super mãe, não se encaixando no significado real do Arcano I, que simboliza o início, os jovens talvez, os iniciantes. Acredito que Deusas Donzelas seriam mais apropriadas para esta lâmina.
Então, por esses motivos explanados acima, tive um pouco de dificuldade em fazer as ligações, porém me esforcei um pouco para tentar enxergar algumas coisas e compartilhar mais esse conhecimento com vocês. Peço, contudo, que me ensinem também. Se alguns de vocês conseguem enxergar mais quesitos d’O Mago nessa Deusa, por favor, explanem nos comentários suas opiniões. Será de suma importância e grande valia!
Bem, Deméter é tida por muitos como a Senhora da Magia, da manipulação das estações do ano e elementos naturais. Aqui conseguimos enxergar claramente sua ligação com o Arcano I – O Mago, pois ele igualmente manipula as leis da magia e as da natureza, que são os quatro elementos (terra, ar, água e fogo). O grande lance d’O Mago é saber equilibrar – quando no positivo! – as energias das polaridades. Tanto que dizemos que sua máxima é: “Assim emcima como embaixo!”. Se observarem, na maioria dos decks (baralhos), ele é representado com uma mão apontando para o céu e a outra apontando para a terra, e isso confere á ele alguns conhecimentos ocultos – que faz dele o que ele realmente é – e a conexão com os Deuses.
Tá, isso eu seu sei Pandora. Mas onde entra a ligação dele com Deméter nesse quesito?
Deméter é a Deusa que propicia esse equilíbrio... o equilíbrio das polaridades. Percebemos isso ao saber que, ao mesmo tempo em que Ela dá, Ela tira. Ao mesmo tempo em que Ela abençoa, Ela amaldiçoa. Vida e morte, morte e vida... o equilíbrio. Ela também é propiciadora do verão e do inverno, e mais uma vez vemos o equilíbrio das polaridades ai. Deméter pode estar na terra e no céu quando assim Ela desejar, isso quando não se encontra nos dois lugares.
Quanto a conexão com os Deuses, nem preciso mencionar... Ela já é Divina! É uma das mais importantes Deusas Gregas.
Olhando por um prisma mais profundo – que aqui não irei mencionar! -, Deméter possui também uma forte ligação com as estações do ano e os elementos da natureza, ligando-a ao Arcano I também.
Consigo ver claramente a parte mais sombria dessa Deusa como Mãe – já ligando-a com o mito de Deméter e Perséfone -, que liga-se muito com O Mago também. Quando Ela descobre o rapto de sua filha, Ela amaldiçoa a Terra que Ela mesma abençoa, ou seja, Ela abusa de seu poder, podemos dizer assim. Ela tem uma postura um tanto egoísta, pois por mais que tenham raptado seu bem mais precioso, Ela é considerada a Mãe dos Deuses, portanto tinha outros filhos e filhas para zelar. Como boa mãe, devia ter pensado mais longe, não tornando a Terra infértil por um descuido de sua filha.
Não que Ela estivesse errada, e nem tampouco estou julgando-a, porém, sabendo da existência do lado sombrio dos Deuses, chego a essa conclusão.
Como podemos ligar esse fato com o Arcano I?
Simples...
Pense nos aspectos negativos d’O Mago. Quando ele se encontra em desequilíbrio, é o prepotente, aquele que abusa de suas habilidades, seja por qual motivo for. É o egoísta, pensando somente nele.
Como já disse, vejo Deméter como uma Deusa super abrangente, assim como vejo O Mago também – no geral, todos os Arcanos são abrangentes! Com isso, consigo enxergar uma ligação bem mais particularizada de Deméter com o Arcano I, que seria justamente essa abrangência que ambos possuem. Deméter, por ser uma Deusa propiciadora de inúmeras bênçãos e maldições, a que manipula muitas coisas – inclusive os quatro elementos! – contém em si um conhecimento desconhecido por nós, oculto, velado. Consigo enxergar algo muito parecido n’O Mago, quando falamos que ele é um grande estudioso, que contém um grande saber – muito embora ainda não seja um Hierofante, sabemos que O Mago sabe muito. Mas, que “saber muito” é esse? Que ensinamentos ele nos passa com esses conhecimentos velados que possui?
Porém, essa é uma visão muito particular, na qual muitos de vocês podem compartilhar ou não... Fica ai para reflexões posteriores de vocês!
E para finalizar, vejo muito claramente o poder de execução do Arcano I no mito de Deméter e Perséfone. Quando Deméter fica sabendo do rapto de sua filha, Ela logo começa a agir e move céu e terra para chegar onde quer, conseguir o que precisa. O Mago é bem assim, mas como ele é possuidor de um grande saber, ele arquiteta corretamente como quer que aquilo se proceda, igualmente a Deméter. Ela fez passo-a-passo para encontrar Perséfone...

A mesma grandeza e saber que conseguimos ver no Arcano I conseguimos ver também em Deméter. A grande lição de ambos para nós é: “Eu possuo poder tanto para abençoar você quanto para amaldiçoá-lo. Mas antes decida... para que caminho você vai?”.
Tudo depende de você!



“Um grão de milho, uma gota de água, um raio de sol e um sopro de vida. Uma mágica combinação alquímica e o milagre se cumpre. Sou Deméter, Deusa Grega da agricultura”
Tarô das Deusas Universais - Maria Caratti

Fonte consultada para ajuda: pt.wikipedia.org




Arcano 0 – O Louco

Significado da lâmina: O Louco sempre aparece em momentos de transição de nossas vidas. Indica que devemos ter coragem de nos mover em direção ao desconhecido, simbolizado pelo abismo, com fé e coragem.  Possibilidade de começar algo novo, de recomeçar algo que se havia deixado de lado por muitos anos. É o salto corajoso para uma nova fase. O Louco não nos fornece o resultado de nossas ações, desse impulso... ele é o impulso. O que virá depois vai depender de muitos outros fatores.
O Louco é também símbolo da inocência, da inconseqüência, da juventude tenra.

Aspectos Positivos: início de projetos, viagem, retorno, chegada, mudança, evolução, progresso, proeza, coragem, vontade, curiosidade, euforia, precipitação.

Aspectos Negativos: partida, vadiagem, preguiça, extravio, inconstância, busca inútil, imaturidade, regresso, fuga, erro, loucura, incapacidade de voltar atrás e reconhecer suas falhas.

 Autoria: Lua Serena

O que eu penso sobre o Arcano: O Louco é um Arcano bem imprevisível, mas ao mesmo tempo, bem previsível. Você pode esperar tudo dele, mas ao mesmo tempo você não espera nada! Ele pode ter somente a vontade. Os resultados disso, não iremos saber, pois ele não fez... o Louco não gosta de ficar com essa dúvida: Hum, será que ia dar certo se eu fizesse?!. Não! Ele não pensa... ele vai e faz, somente depois ele pensa em suas ações e arca com suas conseqüências, algumas delas boas, outras nem tanto.
O Louco somos nós! Estamos aqui somente por um propósito... e o Louco vai em frente, ele pula do penhasco, por um objetivo. O de mudar...! Passaremos por várias pedras, assim como o Louco, mas iremos superá-las. Sempre, em todo o momento de nossas vidas, somos o Louco, nem que seja por um minuto de nosso dia, mas somos! Você precisa ser o Louco para acordar e enfrentar mais um dia de vida, sem nem ao menos sabermos  o que nos espera pela frente, no minuto seguinte. Nos jogamos do penhasco todos os dias!

A Deusa desse Arcano é...

A afirmação certa seria, “A figura desse Arcano é...”, pois essa “Deusa” é por vezes tida como Deus também, ou até mesmo, uma Divindade hermafrodita, e por vezes também, uma criança assexuada.
Essa Divindade chama-se Lan Tsai-Ho, também conhecida como ho Lan Tsai e Lan Caihe. Ela é originária da China, e faz é integrante dos Oito Imortais Chineses, que são divindades do Taoísmo.
Segundo a própria crença, Os Oito Imortais Chineses foram pessoas normais, que fizeram coisas muito boas e tornaram-se imortais elevados espiritualmente, e hoje ajudam as pessoas. Hoje em dia, existem muito mais Imortais. Eles também são conhecidos como Os Xian.

“A palavra "xian" pode ser traduzida como ‘primeiro’ ou ‘novo’. Este significado se encaixa com a noção de que os imortais nascem de novo.”

Lan Tsai-Ho é a/o oitavo Imortal Chinês.
Sua história conta que Lan Tsai-Ho era praticamente um andarilho; um cantor de rua que cantava denunciando essa vida fugaz e seus prazeres ilusórios.
Lan Tsai-Ho é sempre representada com um cesto de flores, entre elas crisântemo, bambu, flores de ameixa e pinheiros; todas essas representando a longevidade. Ela dizia que era por esse cesto que conseguia alcançar a conexão com os Deuses.
Na minha opinião, Ela é extraordinária, mas sua história conta que ela foi tida como louca por muitos, pois diz-se que no calor andava de agasalhos e no frio, sua cama era de neve. Diziam ainda que, quando ela tinha dinheiro, saia cantando e dançando pelas ruas, jogando seus ouros no solo, para os pobres. Porém, possuía muitos seguidores.
Lan Tsai-Ho data da dinastia Tang (1766-1122 aC). Ela disse ter obtido a imortalidade banhando os furúnculos e feridas de um mendigo, que se acredita ter sido Li-Tieguai (outro dos Oito Imortais) disfarçado.
Ela sempre é representada com somente um pé dos chinelos. Seus animais são a garça e o elefante – não sabendo que ligação Ela possua com esses animais!
Há muitos mistérios – profundos! – que cercam essa antiga e maravilhosa Divindade sem sexo. Nunca havia estudado sobre Ela. Posso dizer que me apaixonei!
Apurem os olhos, e tentem ver mais do que o que vou lhes mostrar aqui. Vocês conseguirão entender muitos mistérios, até mesmo da história da própria Divindade.

Fazendo as ligações

Tudo nessa história e nessa Divindade – pelo menos até onde sabemos! – é bem óbvio, para ligarmos ao Tarô. Eu diria que Ela é perfeita para o Arcano 0...
Ela representa a inocência e a ingenuidade, quando se sabe que pode ser representada como uma criança assexuada. O fato de não ter um sexo definido simboliza a inocência, que é um grande atributo d’O Louco. Já sendo representada como um hermafrodita, pode representar o equilíbrio. Mas O Louco representa o equilíbrio?
Vai muito da situação e do ponto da vista de quem interpreta a carta – não somente numa jogada, mas também como veículo de transformação. O Louco, em minha opinião, é uma das cartas mais complexas e abrangentes do Tarô, justamente por não podermos esperar nada dele. O Louco é sempre você mesmo, e quem faz a sua vida é você... então tudo depende de você! Então sim, digo que pode representar o equilíbrio.
Vamos viajar um pouco mais a fundo, pensando no objetivo d’O Louco... é sempre a mudança, a quebra de paradigmas, o transformar, esperar o inesperado. Juntando isso ao caminho da Bruxaria – que é um caminho rumo ao equilíbrio! – podemos dizer que faz muito sentido.
E podemos ver claramente o ponto das mudanças e de “fazer a sua parte” na história de Lan Tsai-Ho, que é um ponto forte do Arcano 0. Você chega somente onde você quer chegar...
Lan Tsai-Ho era tida como louca – erroneamente? – e bêbada, uma andarilha, que somente cantava com sua flauta e dançava com os pobres. Mas com isso, ela quebrava paradigmas... os paradigmas da sociedade, da nobreza. Ela mostrou á todos que não precisa-se ter dinheiro para conseguir as coisas  que mais valem na vida – e isso se prova quando sabemos que ela jogava seu dinheiro no chão! – pois, Ela conseguiu alcançar o que buscava, que era a espiritualidade, somente ajudando a uma pessoa que necessitava.
O fato d’Ela jogar dinheiro no chão e andar somente com um pé de chinelos simboliza seu desprendimento.
O Louco é isso... é você ser Louco o suficiente para ser desprendido de tudo isso e ir sempre em frente, ir á luta, com impulso, pensando somente no seu objetivo, e não no caminho que você precisará passar para chegar até ele.
Na história de Lan Tsai-Ho, podemos perceber um monte de coisas em somente uma situação citada: “No calor, Ela andava cheia de casacos. E no frio, sua cama era feita de neve!”, mas esqueceram de falar que isso é POR OPÇÃO!
Isso prova muitas coisas nessa história... além de seu desprendimento, sua inocência, a valorização das coisas que o dinheiro não paga, mostra ainda a sua grande sabedoria. Mostra também que de tola – como o Arcano 0 e ela também são chamados – ela não tem nada.
O fato d’Ela ter conseguido a imortalidade sem a intenção de tê-la conseguido mostra que Ela queria aquilo verdadeiramente, pois ajudou um Deus sem saber disso, pois agiu naturalmente. O Louco faz tudo isso, pois ele quer verdadeiramente!

Lan Tsai-Ho nos passa a mesma paz, esperança e alegria que o Arcano 0 passa! A obstinação que precisamos ter para seguirmos em frente, mesmo sabendo que os obstáculos virão. Mas se levarmos com felicidade, com foco e sem desviar do caminho, conseguiremos a “imortalidade” quando menos esperamos... e esse é o grande lance! Essa é a grande lição de Lan Tsai-Ho para nós...


 "Sou uma Deusa ou um Deus? Me chamo Lan Tsai-Ho e sou um dos Oito Imortais da China. Personifico a despreocupação, a fantasia, a loucura e a extravagância."
Tarô das Deusas Universais - Maria Caratti








11 comentários:

  1. Olá Aline Pandora, sou sua colega no Sibilando, curto muito o Vlog Pag@o e hj venho postar esse recadinho para lhe dar os parabéns...
    Por td d bom q está ocorrendo com vc, sua face MAMÃE, o blog q tá com um estilo muito carinhoso talvez até por estares gerando um ser ficou com uma aparência bem sensível gostei mais desse visual viu...
    E claro por essas postagens q qro muito acompanhar das Deusas com o tarô.
    Lhe agradeço por compartilhar d seus conhecimentos e lhe desejo td d bom OK?
    Forte Abraço...
    Manawa- Ivana.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Manawa-Ivana!
    Fico muito feliz pela sua visita e por seu comentário tão carinhoso e motivador. Não tinha pensado nesse aspecto de "ser mamãe" com o atual visual do Blog, mas sabe que pode ter tudo a ver?!
    Fico muito feliz também de saber que você gostou do quadro e continuará acompanhando...
    Tudo de bom para você também!
    Beijos e bençãos!

    ResponderExcluir
  3. Amei a nova Página, parabéns, mais vou deixar meu comentário lá no Face^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora sou sua colega de sibilando, gostei muito da sua narrativa sobre o Louco, muito bom espero que continue falando sobre os outros arcanos vai nos ajudar bastante, pelo menos p/ min que sou principiante nada sei, estou aprendendo com vcs Obrigada,bjs.

    ResponderExcluir
  5. Deméter como "O mago" eu acho muito estranho. Vejo Deméter como uma figura tão grande que esse arcano parece a sufocar, o mago é uma figura limitada para essa Deusa, mas enfim, se procurarmos a fundo encontramos ligações como as que vc citou. Mas eu vejo a imagem do mago combinando melhor com alguma Deusa mais jovem.

    Se a gente analisar o simbolismo do arcano 1 sempre encontraremos uma figura de ação e iniciativa, o mago impunha seu punhal/athame, seu bastão, enfim, ele inicia um movimento, ele tem um intento de realizar algo novo, é o que me passa e inclusive a arte da carta de Deméter que vc postou nos mostra algo bem contrário a isso, nesta a Deusa ergue uma foice, que pra mim é a figura da finalização, ela já foi onde tinha que ir, já fez o que tinha que fazer e está colhendo os frutos disso. Bem... pensamentos meus.

    Gostei muito desse quadro e seu modo de analisar as cartas. :)
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Piter Monteiro!
    Primeiramente, gostaria de agradecer sua visita aqui no Blog. Seu comentário foi muito bom. Gosto muito quando as pessoas interagem com a postagem, e expõe suas opiniões também. Isso é muito importante...

    Concordo plenamente com você, inclusive. Também vejo Deméter uma Deusa super abrangente, complexa e grandiosa, e sim, colocá-la como o Arcano I - O Mago para representá-la é, talvez, restringi-la. Mas considero também o Arcano I - álias, todos os Arcanos - também muito abrangente e complexo. Significados até que vão além de nossa compreensão, e acredito que seja exatamente por isso que a autora do Tarô das Deusas Universais - que é esse que apresento! -, Maria Caratti, deva ter posto essa Desa para representar esse Arcano. Levando em conta também que, há a visão particular da autora. Talvez ela encontre bem mais ligações da Deusa Deméter com o Arcano I dentro de seu íntimo, que nós não compreendamos.
    Porém, achei melhor não expor essa parte da minha visão na postagem, até porque não quero influenciar ninguém com minhas opiniões, e sim mostrar o conhecimento e deixar por conta de cada um que conclusão irá chegar. Mas gosto de deixar bem claro a minha opinião sobre o assunto e, igualmente a você, disse que achava que se encaixava mais com essa lâmina uma Deusa Donzela.

    Com relação à foice, bem, também é um símbolo super abrangente e complexo. Significa várias coisas, inclusive a morte, que você mesmo ressaltou. Mas, a morte em si também representa a vida. A foice representa também o aspecto dualista da Deusa e da própria lâmina. Com relação a isso, acho que a foice foi muito bem colocada... além de ser um próprio símbolo da Deusa Deméter!
    Por vezes, vale a pena viajarmos um pouco no significado das cartas e, nesse caso, no mito das Deusas também, para conseguirmos enxergar o "além do básico"; o "além do véu". Por isso, ressalto... esse estudo será muito bom, para aquele que souberem aproveitar e quiserem se aprofundar. Existe grandes mistérios por trás do trabalho maravilhoso que é o Tarô das Deusas Universais, de Maria Caratti.

    No mais, adoro pessoas pensantes! E, com isso, adorei sua iniciativa e sua opinião.
    Sua visita aqui será sempre bem vinda!

    Até mais,
    Aline Pandora N.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de me aprofundar nos conhecimentos da wicca so que no meu estado não existe grupo nem cominidade e duvido acho que deve quase nao existir membros por favor me ajuda nessa caminhada tenho uma duvida quero saber quais imagens das deusas posso colocar no altar posso colocar a imagem de athena e do deus apolo para representacao me ajuda por favor me add no facebook por favor meu mail e antonio.batalha.5496@facebook.com
    espero contato

    ResponderExcluir
  8. What an amazing job !!
    My warmest congratulations !!
    Love + Kisses
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Maria, I appreciate that you have developed a tarot so wonderful to the point of allowing us avid students of tarot, do this deepening.
      Thank you for visiting and know that is always welcome.

      Blessings,
      Aline Pandora.

      Excluir
  9. Olá!
    Adorei o seu trabalho!
    Seria óptimo se lhe desse continuidade pois realmente iria ficar maravilhoso!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  10. Estou me descobrindo agora, tenho 51 anos, e espero aprender muito no seu blog. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir