quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bruxaria x Wicca e... 1 ano do Blog Meu Livro das Sombras


Olá povo mágico...
Hoje é uma data muito importante (na verdade, foi dia 07, mas não deu para postar antes!).
Dia 07 de junho o Blog Meu Livro das Sombras completou 1 aninho de idade... sim, ele ainda é um bebêzinho mas fico pensando na evolução que ele já teve. Lembro-me como se fosse hoje da minha primeira postagem e minhas primeiras divulgações. Nunca pensei que ele fosse ficar como ficou e nem dar retorno que deu! Agradeço aos Deuses por isso, pois todos já sabem que o Blog é muitíssimo importante para mim.
Então, assim sendo, nada melhor do que uma postagem à altura não é!?
Hoje começamos nosso período rumo a "iniciação"... já abordamos os assuntos mais básicos, e agora iremos nos aprofundar um pouco. Porém, é semelhante à um oceano... eu irei um pouco mais a fundo, mas mergulhar nas profundezas do oceano para descobrir suas belezas e coisas por vezes não tão belas, fica por conta de cada um. Somente vou dar o ponta pé inicial...

Hoje vamos falar sobre a diferença de Wicca e Bruxaria.
Há controvérsias, pois muitas pessoas acham e defendem a igualdade entre as duas, porém não é bem assim.
Vamos lá...
Eu defendo a simples idéia de que: se há diferenças, nem que seja mínima, já não são IGUAIS. A Wicca nada mais é do que uma Tradição da Bruxaria.
Existe o Paganismo como religião, e dentro do Paganismo existe vertentes, como por exemplo: Bruxaria, Druidismo, e etc. Dentro dessas vertentes, temos Tradições (das quais já falamos aqui), e entre essas Tradições, existe a Wicca, que é uma Tradição da Bruxaria.
Não vou mostrar todas as diferenças, mas somente para reforçar minha tese irei falar de treês diferenças que não podem passar despercebidas:

> Paganismo Antigo e Neo-Paganismo
Sim, o Paganismo antigo não existe mais. Morreu com nossas/ nossos ancestrais nas fogueiras da Inquisição. Porém, há vertentes, como a Bruxaria, que tentam ser mais originais possíveis, remontando crenças e práticas que sobreviveram daquela época.
Já a Wicca faz parte do Neo-Paganismo. Sua própria história já diz isso... a Wicca foi criada por Gerald Gardner, na década de 50 e 60 (alguns dizem que foi 40 e 50, enfim...), logo não é a mesma coisa que Bruxaria, pois ela não foi criada por ninguém, simplesmente existe... É uma prática mais nova também, porém não chega a ser Neo-Pagã.
Gardner foi um grande pesquisador e viajante antes de se tornar um Bruxo. Ele passou por vários países, conheceu vários povos, culturas e práticas religiosas, dentre elas, a Bruxaria, a Maçonaria, a Golden Dawn e etc. Ai ele pegou tudo aquilo que ele havia aprendido e achava interessante e enriquecedor e chamou aquele conjunto de práticas de Wicca. Porém, o próprio Gardner nunca disse que aquilo era Bruxaria, e sim uma Tradição vinda dela e também de outras ordens e sociedades religiosas e mágicas.
Então, se a Bruxaria é mais antiga e a Wicca é nova, podemos chamar a Bruxaria de Bruxaria Tradicional (BT)?
Não...
Por quê?
Pelo simples fato de que, Bruxaria TRADICIONAL não existe. O que subentende-se por Bruxaria TRADICIONAL? A primeira forma de Bruxaria do mundo, pela qual segue-se até hoje. Porém, a Bruxaria dos primórdios morreu com nossas ancestrais, como já foi dito. O que praticamos hoje é um "remonte", podemos dizer assim, da Bruxaria de antigamente.
Mas ai entramos na questão de Bruxaria Hereditária... é até engraçado falar sobre isso. Bruxaria Hereditária é somente mais uma prova de que algumas pessoas que pensam que praticam Bruxaria, acham que ela é Hollywood, que as práticas e crenças são passadas intactas de avó para neta e assim por diante.
Pessoal, não se iludam... Bruxaria Hereditária não existe, e se existe, são casos totalmente isolados.
Entendam, não quero desrespeitar as crenças de ninguém com meus artigos. Aqui é meu espaço e eu exponho as minhas visões, baseadas em muito estudo e vivências. Coisas bastantes particulares, pelas quais compartilho com quem também acredita nessas visões. Pois, acredito eu, que só acompanha e visita meu Blog quem gosta e concorda com as coisas que eu escrevo, certo?! Portanto, quem acredita ou até mesmo segue, a BT e a Bruxaria Hereditária, não se sintam ofendidos.

> A Roda do Ano na Bruxaria e a Roda do Ano na Wicca
São minímas diferenças, porém são diferenças que fazem a diferença. Rs!
A Wicca tem como base os festivais dos celtas, irlandeses, gauleses, bretões e etc, formando assim a Roda do Ano que conhecemos hoje (Sabaths Maiores e Menores, Solstícios e Equinócios, com seus respectivos nomes provenientes dos mesmos povos citados acima).
Já a Bruxaria celebra de outra maneira... não celebra-se somente o panteão celta, gaulês e etc, e sim uma série de panteões. Por quê? Porque a Bruxaria vê as festividades de uma forma diferente, e assim também as estações.
Porém, nesse aspecto são informações que não posso entrar muito em detalhes, mas fica ai a dica para vocês...

> Wicca é boa e Bruxaria é má
Somente para começar, essa separação não existe. As duas são bipolares, assim como qualquer vertente do Paganismo. Essa separação está somente nas mentes ignorantes...
Por que dizem que a Wicca é SOMENTE boa? Porque ela mostra e ensina mais as partes boas e bonitas do que as sombrias, que por sinal também são muito necessárias. Na Wicca é tudo muito lindo, tudo muito bom, chega até ser fantasioso...
Já na bruxaria, as polaridades são equilibradas... do mesmo modo que você trabalha com o bem, você trabalha com o mal; do mesmo modo que você trabalha com Deusas que possuem predominância boa, você trabalha com as que chamamos de Deusas Negras. E assim vai... e isso faz da Bruxaria uma crença muito mais séria, fundamentada e solidificada do que a Wicca. Até porque, a Wicca agindo dessa maneira, já sai um pouco dos preceitos que a própria Bruxaria prega, que é o equilíbrio das polaridades.
Tudo na Bruxaria é muito mais profundo do que se pensa. Já na Wicca, há coisas profundas também, porém são bem mais superficiais.
Mas... isso é nossa culpa mesmo, que deixou a Wicca virar modinha e deixarem as pessoas pensarem o que quiser dela, e praticarem o que quisessem chamando aquilo de Wicca.
Tanto a Wicca quanto a Bruxaria são crenças profundamente fundamentadas e lindas, porém a Wicca passou por um processo de deturpação que a Bruxaria não passou, e isso fez da Wicca o que lemos hoje aqui no Blog.
Na Bruxaria sim, é tudo um pouco mais secreto!

Concluindo...
Wicca e Bruxaria, são as mesma coisa? Não, por essa série de informações (e mais!) que vocês leram acima. Se depois de tudo isso, você ainda achar que é a mesma coisa, bom... continue com sua crença. Porém, aconselho que reflita sobre e reveja seus conceitos.

> O que o Blog Meu Livro das Sombras ensina?
Tudo pelo qual eu possuo conhecimento. Ou seja, Paganismo em geral. Porém, passo para vocês a minha vertente, que é Bruxaria, partindo do preceito que somente aqueles que concordam comigo e minhas visões, leêm o Blog.

AVISO IMPORTANTE:
Esses dias, eu estava fazendo uma leve pesquisa e vi em um Blog por ai um texto de autoria minha sem direitos autorais. Gostaria de falar que, não me importo que copiem meus textos... mas me importo muito quando copiam meus textos, que foram feitos emcima de MUITA pesquisa, e colocam em outras páginas da web, ainda mais sem direitos autorais.
A maioria dos textos que aqui são postados, são de minha autoria, e não admito parasitas. Quando coloco textos de outros autores, sempre ponho a autoria e fonte, portanto exigo o mesmo respeito.
Aviso que, se eu ver algum texto meu sem autoria em outras páginas da web, eu denunciarei tal página.
Desculpe-me aqueles que não fazem esse tipo de ato desrespeitoso!

Enfim, povo mágico e amado... espero que vocês reflitam sobre o assunto abordado aqui hoje, e que continuemos caminhando juntos por mais uns... 100 anos.
Assim Seja!
Até a próxima postagem...



21 comentários:

  1. gostei do seu post, a única coisa que gostaria de fazer uma observação é que acho um exagero dizer que as fogueiras da inquisição destruiram tudo, a inquisição foi mais grave em certas regiões da Europa, mas em outras regiões ela foi bem "light". Claro que por causa disso, há muitos que usam o nome "bruxaria tradicional" alegando serem tradições antigas, elas são realmente raras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Bom dia Allyne,
    Parabéns pelo seu 1 ano de blog, gostaria de recomendar a nossa lista de projetos e mostrar a nossa visão sobre Bruxaria Tradicional.
    http://bruxaria-tradicional.blogspot.com/
    Entre em nossa lista informativa:
    bruxaria-cbt-subscribe@yahoogrupos.com.br
    Confirme o email do yahoo!

    Grato e seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal...
    Obrigada pela visita.
    Com relação a Inquisição Naomi... bom, ela não destruiu tudo, mas graças a ela tudo foi praticamente destruido.

    Black Cat...
    Sim, entrarei para conhecer um pouco mais. Sou da seguinte opinião: "Penso dessa maneira até que me provem o contrário!". Vamos ver se vocês conseguem?

    BB )O(
    Aline Pandora N.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Allyne.
    Gostei muito do seu post. Achei interessante e necessário visar a bipolaridade das duas vertentes. Bom, se puder, visita o meu blog, clicando no meu nome.

    Atenciosamente, Lucas Alves.

    PS: O link, caso dê algum erro (http://www.mundowiccano.com/)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o vlog, adorei os blogs. Estou começando meus estudos e o vlog está me ajudando demais!! Parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  6. ah! Se puder adicionar: fanieunbgs@hotmail.com
    ^^

    ResponderExcluir
  7. Visão todos temos, mais cada um tem a sua.
    Lindo post.
    Parabéns o seu blog é lindo.
    Beijos mágicos.
    Lua (Naturezadeluanegra)

    ResponderExcluir
  8. sou uma historiadora antropologa eu achei a mensagem que vc escreveu no inicio uma das coisas mais linda
    parabens pelo blog

    http://3fasesdalua.blogspot.com/

    selma

    ResponderExcluir
  9. Bom dia , adorei teu blog, os posts são adoravéls e muito esclarecedores, já estou seguindo tenho um blog tbm que fala sobre o assunto, também sigo a Grande Mãe.Seria um prazer ter sua visiat ano meu blog
    Cordialmente Velcan

    http://bruxasevampyros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal! Meu nome é Solaris, comecei agora um Blog sobre Magia, Bruxaria e Wicca. Sou de uma família de Bruxas tradicionalistas (Stregoneria - Itália: Pádua e Teolo) sou da 6ª geração e vim convidar vocês para fazerem parte ma minha turma! o/

    Acesse: http://tribodeminerva.blogspot.com.

    Beijos e Bruxedos!!

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga
    Adorei teu blog.È muito bom encontrar pessoas com as quais a gente se identifica.
    Quando puder dê uma olhadinha no meu blog
    www.bruxinharteira.blogspot.com
    é bem importante a tua opinião,vamos trocar idéias ?Beijos de luz

    ResponderExcluir
  12. ola!
    Eu tambem sou uma bruxa e tambem tenho um livro das sombras e um pouco mais velho que o teu tem 3 anos. E estive a ler o que postas te e tenhes toda a ração pois uma bruxa tenhe de ser boa e nunca ma, mas tambem depende das situações pois para se viver neste mundo da magia tambem tem de se ser mal, pois muitas das nossas colegas deste mundo da magia muitas vezes tambem nos podem destruir e nos temos de tar preparadas para nos proteger nos.
    Se quiseres conversar comigo, posso te dar dicas e ate mesmo posso te ensinar alguns truques para te protegeres contra pessoas da magia como nos..... podemos falar por mail se quiseres e dou te estas dicas todas. o meu mail e kelly_16@live.com.pt ( tudo em letras minusculas). Contacta me assim que puderes!
    E ja agora muitos parabens o teu blog ta super fixe!
    Cumprimentos
    de uma bruxa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não concordo muito com a sua visão :/
      Obrigada por oferecer ajuda, mas não preciso de dicas, muito menos de feitiços contra os meus inimigos, pois Os que me protegem são maiores do que tudo isso ;)

      Beijos e muita luz!
      Aline Pandora.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. O Portal Viver em Brasília, abrange vários assuntos e a nossa última reportagem é sobre Ritual Wicca. Com o objetivo de promover a paz, a integração, a conexão com forças superiores a fim de gerar harmonia e prosperidade, Vinícius nos mostra um ritual de prosperidade e limpeza.
    http://viverembrasilia.com.br/ritual-wicca/

    ResponderExcluir
  15. eu gostaria muito de saber mais sobre a wicca ja tentei estudar pela internet mas nao sei oqe de fato é verdade,conheso pessoas aqie onde moro qe sabem mas eles levam na brincadera e tbm inventam mts coisas nao acredito qe sejam wiccanos de verdade axo qe nao levam mt a serio...
    pofvr se alguem puder me ajudar eu moro no rj tenho19 meu face é Nathy Dantas
    ou digitem meu email: nathy15rj2009@hotmail.com tbein podem me axar
    desde ja agradeso

    ResponderExcluir
  16. Lindo seu blog. Tenha uma boa noite
    Abraço
    Rafaéle

    ResponderExcluir
  17. Oi eu sou Ernani de Souza Esteves. E sou estudante de magia, ocultismo e religiosidade em geral. E montei um grupo de estudo de ocultismo e espiritualidade. Quem quiser participar será bem vindo(a). https://www.facebook.com/ocultismoespiritualidade

    ResponderExcluir
  18. Olá,meu nome é Vaniér mais as pessoas me chamam de vanilla, gostaria de saber mais sobre a religião Wicca,bom desde que me conheço por gente sou diferente as pessoas falam medium,bom eu sempre me interessei por magia parece que é algo com que nasci dificil de explicar não entendo muito do mundo Wicca,mais sei que vcs podem me ajudar pois coisas estranhas acontecem cmg e sei que posso obter respostas na Wicca por isso peço a ajuda a sua ajuda gostei muito do seu blog e do seu post acima,espero ansiosa por sua resposta.

    ResponderExcluir
  19. Olá,meu nome é Vaniér mais as pessoas me chamam de vanilla, gostaria de saber mais sobre a religião Wicca,bom desde que me conheço por gente sou diferente as pessoas falam medium,bom eu sempre me interessei por magia parece que é algo com que nasci dificil de explicar não entendo muito do mundo Wicca,mais sei que vcs podem me ajudar pois coisas estranhas acontecem cmg e sei que posso obter respostas na Wicca por isso peço a ajuda a sua ajuda gostei muito do seu blog e do seu post acima,espero ansiosa por sua resposta.

    ResponderExcluir