quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tradições - Os Diferentes Caminhos da Bruxaria


Olá irmãs e irmãos ... Bençãos Plenas à todos! )O(
Em primeiro lugar, gostaria de me desculpar (novamente? Rs) pelo atraso das postagens. Mas gostaria que vocês compreendessem que a vida de uma Bruxa universitária, em pleno auge do crescimento espiritual, tem pouco tempo disponível! Mas agora as férias estão chegando e tudo está se ajeitando, terei mais tempo para o Blog, sem deixar lacunas nas postagens ok!?


Bom ...
Hoje iremos falar um pouquinho sobre os diversos caminhos que a Bruxaria nos oferece para seguir. Esses caminhos chamam-se Tradições e cada uma delas foi criada por um grande Bruxo ou Bruxa da história, e geralmente, leva o nome dele (a).
As Tradições, em tese, são sempre "iguais", podemos dizer assim. Muda algumas práticas, como por exemplo, algumas Tradições permitem a nudez, outras não; algumas Tradições permitem ter rituais abertos, outras não, e assim por diante. Mas na essência são sempre iguais ... a Bruxaria te oferece vários caminhos para que você possa segui-los da maneira que você se sentir melhor, da maneira certa para você. Tanto que existem os Bruxos e Bruxas ecléticos, que não aderem a Tradição nenhuma, por não se sentirem a vontade com nenhuma. Tudo bem, você não irá deixar de ser Bruxa ou Bruxo por causa disso!
Agora, você me pergunta: "O que seria a ESSÊNCIA da Bruxaria?".
Bom, essa é uma pergunta que recebo sempre por e-mail, porque na maioria das vezes as pessoas têm vergonha de perguntar pessoalmente, por ser uma resposta bastante óbvia! Mas, respondendo (pois há pessoas que não sabem!). A ESSÊNCIA da Bruxaria é ... Honrar a Deusa e o Deus, saber exatamente como Eles são e o que Eles representam, conhecer a sua Arte e TENTAR não prejudicar nada nem ninguém. Basicamente, é isso ... pois se eu for falar a Essência inteira da Bruxaria aqui, daria uma postagem inteira!
Então, resumindo... as Tradições tem a mesma essência sempre, mesmo que, por vezes, algumas práticas mudem!
Vamos conhecer algumas delas...


* Tradição Alexandrina
Essa Tradição foi criada por Alex Sandres, na Ingletrra. Os rituais são basiavamente Gardnerianos, mas têm sido modificados com muitos elementos da Magia Cerimonial Judeu-Cristã. Os Covens trabalham vestidos de céu (nus). Os oito Sabbaths são celebrados e o Deus e a Deusa são honrados.
Sandres por si mesmo é o único no mundo da Arte que reivindica o título de "Rei" de suas Bruxas (detalhes podem ser encontrados no livro de June John intitulado Rei das Bruxas).
Fpi feira uma experiência alguns anos atrás, para criar uma denominação conhecida como "Algard" - uma mistura de Alexandrinos e Gardnerianos. Uma vez que os Alexandrinos já são misturados com os Gardnerianos, não parecia muito objetivo e não acredito que fosse um chamariz de grande extensão. A Tradição Alexandrina foi fundada em muitos países ao redor do mundo.


* Tradição Celta-Americana
Os Covens da "Ordem Americana da Irmandade da Wicca", descendentes de Jessica Bell (Lady Sheba), uma Rainha Bruxa auto-etilizada. Os rituais da tradição são virtualmente os mesmos que os dos Gardnerianos, embora os Covens usem robes. Eles seguem a mesma prática dos Gardnerianos ao optar por casais, preferivelmente, marido e mulher. O Cerimonial Mágico é o principal trabalhoda Tradição Celta-Americana, e é concebido como sendo o mais poderoso e antigo meio de terapia psicológica e oculta, pelo qual as pessoas comuns e saudáveis podem comprometer-se a um programa de iniciação e desenvolvimento.

* Tradição Australiana
A Arte está viva e bem "na região da Austrália/ Nova Zelândia" (assim como está virtualmente em cada país ao redor do globo), com os Gardnerianos, Alexandrinos, Seax- Wicca e outros grupos. Existe uma ramificação da Igreja da Antiga Religião no Oeste da Aústralia. Infelizmente, não se sabe muito sobre este fato.

* A Igreja de Y Tylwyth Teg
OBS: Essa Tradição está denominada como Igreja, mas não há nenhuma ligação com as grejas cristãs e nem nada afim. Embora seja tudo relacionado a Bruxaria, assim como todas as outras tradições, achei que o fundador cometeu um erro ao colocar o nome Igreja (que é um termo super cristão) em um estabelecimento de Bruxaria, uma prática totalmente diferente. Mas enfim...

O seu propósito é "procurar aquilo que mais se valha a pena no mundo... exaltar a dignidade de cada pessoa, o lado humano de nossas atividads diárias e o auxílio máximo para a humanidade... ajudar a humanidade (assim) procurar no Grande Espírito do Universo pela identidade, pelo desenvolvimento e pela felicidade... reconectar a humanidade com ela mesma e com a Natureza."
Assi, como o nome sugere, uma Tradição Céltica/ Galesa que foi originalmente organizada por Bill Wheeler, em Washigton, em 1967, como "As Pessoas de Honra". Essa Tradição ensina o equlíbrio da natureza, dos costumes populares, da mitologia e dos mistérios e foi incorporada como uma organização religiosa sem fins lucrativos, no estado de Geórgia, em 1977.
A Igreja tem um "Círculo externo" de estudantes, que podem aprender através de correspondências, em conjunto com o círculo interno.


* Igreja da Lua Crescente
A Igreja da Lua Crescente é um pequeno grupo ligado às pessoas fortemente dedicadas... cada Sacerdote e Sacerdotisa prestam serviços à Deusa e ao Deus, ou servem à Deusa ou Deus. No entanto, a Igreja oferece muitos caminhos para a verdadeira 'unidade' com o absoluto. Os propósitos da Igreja Lua Crescente incluem a perpetuação da religião pura da anitiga Irlanda e fornecer informações e instruções a respeito da Deusa e dos Deuses em geral, da Cultura Irlandesa e muitos outros temas ocultos.
A Igreja, a qual foi originalmente organizada em 1976, afirma que: "Não chamamos a nós mesmos de Wiccanianos...".


* O Coven das Florestas e dos Bosques Eternos
É formada por uma Sacerdotisa e um Sacerdote com experiencias reunidas dos Dianicos, Espanhóis, Hereditários, Egipcios e da Wicca Gardneriana mais Cabalismo. Há um bom equilíbrio entre os aspéctos femininos e masculinos, o grupo vê as imagens da Deusa e o Deus como representantes vivos das forças vivas as quais manifestam-se em uma variedade de níveis. Seu propósito declarado é tronar a nós mesmos mais preparados como veículos para estas forças, invocando-as, e por sua vez,equilibrar e desenvolver nossas próprias naturezas e chegar maus próximo do Universo.
A adoração é feita com as pessoas vestidas de céu e sem o uso de drogas. Os Esbbaths são realizados a cada lua e existe um ênfase no Livro das Sombras escrito pela própria pessoa.


* Tradição Deboriana
"O Ramo Wicca Deboriana é elético. Fazemos poucos rituais usando a nudez. Trabalhamos com o equilíbrio das polaridades (Deusa e Deus; positivo/ negativo). O que estamos visando é a reconstrução da Arte como ela seria se a época das Fogueiras nunca tivesse acontecido - como um seguidor continuaria sem a interferência disto hoje. Usamos a pesquisa, dedução, e adivinhação nesta busca".
Os Sabbaths são abertos aos convidados mas os Esbbaths são restritos e fechados. Eles não têm o Primeiro, Segundo e Terceiro graus como tal, entretanto "Aprendidizes, Sigilosos e Juramentados, Bruxas e Ãnciaos."
"Vemos a Arte como um sacerdócio com um ministério e o nosso principal serviço, como Bruxas, é ajudar outros a encontrar os caminhos para a experiência eligiosa e para seu próprio poder". A Tradição Deboriana tem existido por pelo menos 7 anos, e foi fundada por Claúdia Haldane.


*Tradição Diânica
Uma Tradição iniciada por Ann Forfreedom que é magia religiosa e prática. Engloba praticantes femininos e masculinos ("Não são lésbicas orientadas nem separatistas!" afirma Ann), praticantes solitários, covens masclados e todos os covens femininos.
A Tradição Diânica Feminista encoraja a liderança feminina, em que a Sacerdotisa deva ser apresentada em um Círculo rituak realizado e envolve os seus praticantes em assuntos femininos e humanistas. Os grupos trabalham com ambas as formas: vestidos de céu ou com robes.
A Tradição possui esse nome em honra a Deusa Diana, que foi uma grande líder de um grupo de mulheres.


* Tradição de Frost
Esta é uma das muitas tradições de base galesa. Foi fundada originalmente por Gavin e Yvonne Frost no ínicio dos anos 70. Como "A Igreja e escola de Wicca", o material é apresentado no livro A Biblía das Bruxas. Originalmente, no livro, não há menção da Deusa de modo algum e eistiam vários aspéctos sexuais os quais desanimaram muito aqueles que foram por outro lado, atraídos pela tradição. A situação foi recentemente modificada e agora existe menção sobre a Deusa e é uma tradição amplamente propagada, encontrada por todo país e no exterior.

* Tradição Gardneriana
Esta foi a primeira denominação da Arte que a fez ser conhecida publicamente (nos anos 50, na Inglaterra). Por causa disso, muitas pessoas, por engano acharam que era a única e "verdadeira" Bruxaria. Foi dado a ela esse nome por causa de seu fundador, Gerald Gardner, o qual lançou a tradição alguns anos após a segunda guerra mundial. Por muitos anos, Gardner foi acusado de inventar o conceito total da Bruxaria e conseguir que Aleister Crowley escrevesse seus rituais. Hoje, ele foi devidamente esclarecido de ambas acusações. O Livro das Sombras Gardneriano pode agora ser visto como uma compilação de várias fontes, muitas das quais, na verdade, foram auxiliadas por Doreen Valiente. Para um estudo detalhado do nascimento dos Gardnerianos, veja os excelentes livros de Janet e Stewart Farrar: Oito Sabbath para as Bruxas e o Caminho das Bruxas.
A Tradição Gardneriana dá ênfase na Deusa superando o Deus, com o feminino geralmente louvado acima do masculino. Ela tem um sistema de graus avançado e não permite a auto-iniciação, alegando que quem a pratica não tem a iniciação válida, não se tornando assim um Bruxo ou Bruxa. Os Covens trabalham vestidos de céu e visam ter "casais perfeitos" - números iguais de masculino e feminino - aos pares. Os Covens são teoricamente, pelo menos, autônomos. A Tradição Gardneriana é encontrada em muitos lugares do mundo.
Hoje em dia, existem muitas tradições que tomaram como base para seus rituais, os rituais Gardnerianos. Há também um grande número de grupos que chamam a si mesmos de "Gardnerianos" e até mesmo os seus Livros das Sombras possuem uma pequena semelhança com o livro original de Gardner.


OBS: Na minha opinião, ou seja, na minha verdade, a Tradição Gardneriana, embora seja a mais conhecida e mais praticada, é a mais errada. Ela impõe coisas às pessoas, o que a faz ser bastante dificil, "escolhendo", assim, seus seguidores. A Bruxaria prega o equílibrio, e essa Tradição dá mais ênfase na Deusa, deixando o Deus um pouco de lado. Não faz sentido... se a Bruxaria prega o equílibrio, em tudo na vida, e o equilíbrio ente homem e mulher é o mais importante, como uma Tradição dá mais enfoque em um do que em outro!? Quem segue esta tradição acaba não se diferenciando muito do cristianismo... mas eles são patriarcais, e os gardnerianos, matriarcais. Que razão podemos ter seguindo esse Tradição!? Nada contra quem segue, e muito menos contra seu fundador, que é um excelente autor, e que fez muito pla Bruxaria. Mas sou dessa opinião com relação à Tradição.

* Tradição Georgina
Os Georginos, fundados por George e. Petterson em 1970, foram licenciados pela Igreja Universal da Vida em 1972, como a Igreja da Wicca de Backersfield. Em 1980 eles foram licenciados como a Igreja Georgina.
"Os Georginos são ecléticos, com bastante base nos Gardnerianos-Alexandrinos, mais algumas inglesas tradicionalistas e algumas Deuas orientadas, todavia mais inclinados com respeito a Deusa". Eles geralmente trabalham vestidos de céu mas grupos individuais ou pessoas em particular podem fazer o que desejarem. Eles são religiosos e mágicos e celebram os Oito Sabbaths. Os membros são encorajados a escrever rituais e aprender de todas as fontes disponíveis.


* Tradição Maidenhill Wicca
Um grupo "tradicional" Wiccaniano estabelecido em 1979 e tendo fortes laços com o Coven de Rhiannon em Manchester, Inglaterra.
"Nosso principal foco é a adoração da Grande Deusa e seu Consorte, o Deus Cornudo... o nosso coven não limita a veneração a uma cultura étnica em particular. Em vez disso, um treinamento completo na parte principal da Wicca Gardneriana é ensinado e os membros são impelidos, depois de terem dominado a fundo estas bases, a encontrar aquele ciclo particlar do mito, ou caminho consistente com as suas crenças."


* Tradição Pecti-Wicca
Uma Tradição Solitária Escocesa, legada por Aidan Breac, que pessoalmente ensina aos seus alunos em sua casa no Castelo de Carnonacae, na Escócia. A Tradição é sintonizada com as mudanças solares e lunares, com um equilíbrio entre o Deus e a Deusa. A Meditação e a Adivinhação tem uma grande parte na tradição e também ensina diversas variações no trabalho solitário da magia.

* Tradição Seax-Wicca
Esta tradição foi criada por Raymond Buckland, em 1973. Ela tem uma base Saxã, mas é, na verdade, uma nova denominação da Arte. Ela não tem a intenção nem a pretensão de ser a recriação da Tradição Saxã original.
As principais caracteristicas da Tradição é o fato dela possuir rituais abertos, tem um organização democrática que impede as divagações do ego e do poder representados pelos l´deres dos covens. Pode haver uma prática de Coven ou Solitária e existe a realidade da Auto-Iniciação em lugar da Iniciação pelo Coven, se desejar. A Seax-Wicca é encontrada em muitos lugares do mundo.


Essas são algumas da muitas Tradições e caminhos que a Bruxaria te oferece. Vai de você ver qual te interessa mais, qual te chama ao corãção e estudá-la arduamente!
Que os Deuses estejam com você nessa escolha...

Blessed Be! )O(

Um comentário:

  1. Nooossa... quanta tradição hein.. eu acho que conhecia apenas 4 tradiçoes rs!!! parebens pela postagem Pan.. e obrigado pelo LINK do Vlog P@gão no seu BLOG! e sobre a biblioteca pagã.. gostei tambem!!! um abraço irmã.. PAZ E LUZ )O(

    ResponderExcluir