sexta-feira, 2 de julho de 2010


O que é a Religião Wicca?

Com a chegada do século XXI ressurge uma religião que se propõe a resgatar a Desa Mãe e as forças da Natureza. Essa é a religião Wicca, a Religião dos Bruxos, que traz dos antigos cultos pré cristãos a inspiração para cultivar sua filosofia, onde tudo é criado por uma Divindade Feminina.
A palavra Wicca vem do inglês arcaico "wicce" ou do saxão "wich" que significa dobrar, girar ou moldar. Daí a idéia dos principais objetivos da Bruxaria, que é tranformar a Natureza em nosso favor.
Os homens primitivos viviam acreditando na Natureza e em seus ciclos. Os cultos Wiccanianos remontam ao período Paleolitico e Neolitico, onde as crenças eram centradas no culto ao feminino e nos mistérios da fretilidade. O homem antigo não tinha ainda associado a reprodução ao ato sexual e via a gravidez e o nascimento como algo sagrado, como um presente dos Deuses (embora não deixe de ser!)
Nossos ancestrais acreditavam que as mulheres engravidavam deitadas ao luar, através da Grande Deusa personificada como a Lua.
Esse principio Divino feminino prevaleceu muito tempo com a crença de que havia uma Deusa que criara tudo que existia sobre a tErra, até msmo o seu Consorte e Filho, O Deus.
O culto portanto, era à Deusa e ao Deus, como à Lua e ao Sol.
Com o passar dos anos, os valores se invertram e foi se dando mais valor ao masculino menos valor ao feminino, até desaparecer, como nos dias d ehoje!
A religião das Bruxas busca trazer o resgate dessa inegável origem e mostra que há equilibrio entre mulher e homem, a Deusa eo Deus se complementam.
O impulso ao Paganismo que se deu nos Estados Unidos na década de 1970, buscou através de grupos feministas, resgatar a dignidade da mulher na sociedade e a religião Wicca era a unica que acreditava numa Deusa criadora da vida. Nessa religião, as feministas conseguiram se indentificar com os valores e simbolos femininos que tanto buscavam.
Bruxaria é a antiga religião dos europeus ressurgida publicamente na Inglaterra em vários países da Europa a partir de 1951, quando foram revogadas as ultimas Leis contra a Bruxaria. Para te total monopólio religioso, a Igreja decidiu caçar e queimar praticantes da Antiga Religião. A igreja difundiu a falsa crença de que se tratava de uma religião maligna dizendo que os Bruxos e Bruxas eram satanistas e vendiam suas almas as Diabo. É importante esclarecer que Bruxas não acreditam no Diabo!
Apóes 2000 anos de exclusão, o brilho da Deusa coltou a aparecer.
Gerald Gardner foi quem reavivou na Europa e Estados Unidos a Bruxaria. Apesar de ter sido criticado por quebrar as Leis e segredos das tradições da Bruxaria com suas publicações, ele deu um impulso religioso que não parou de crescer sté os tempos atuais.
Com a livre expansão da religião, acredita-se que hoje existam cera de 250 milhões de Bruxas e Bruxos nas Américas, ultrapassando, por exemplo, o Budismo.
Mas não se assuste, pense que há 250 milhões de pessoas normais com você, homens e mulheres trabalhando normalmente e que usam seus poderes para se harmonizarem com a Mãe Natureza e buscar uma vida melhor!



"O medo é o assasino da mente.
O medo é a pequena morte que traz total obliteração.
Enfrentarei meus medos.
Permitirei que passem sobre mim e através de mim.
E quando tiverem passado, farei com que o olho interior
enxerge seu caminho.
Onde o medo esteve não restará nada.
Somente eu permanecerei!"


- Frank Herbert: Para todoa aqueles que tem medo de se entregarem à sua Bruxa ou Bruxo interior! Por mais que tentem , não irão conseguir, os Deuses se fazem mostrar de uma maneira ou outra! Afinal, reside um Bruxa ou um Bruxo em cada um d enós!

Um comentário:

  1. Não critico só colaboro...no início do texto houve um erro de grafia... mistérios da fretilidade.

    ResponderExcluir